0A8C90FDB0DFD9F88CEE3D71248BF278 RAP UNDERGROUND ANGOLANO: Como Se Tornar um Rapper Profissional

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Como Se Tornar um Rapper Profissional

Método 1 de 2: Aprendendo a Fazer Rap

1
Aprenda a juntar palavras com ritmo, rima e padrões de significado. No seu nível mais básico, fazer rap é recitar uma letra com rimas e com a ajuda de uma batida de fundo; porém, bons raps usam uma vasta variedade de figuras linguísticas, como aliteração, repetição e trocadilhos. Bons raps também tem dinamismo e fluidez, o que ajuda na composição de canções interessantes e que seguem uma batida.
Estude poesia, literatura e música para compreender o que é possível.
Faça um jogo para aprender rap ao tentar dizer todas as suas frases normais na forma de uma canção improvisada. Isso lhe dará ideias novas e o ajudará a desenvolver um instinto relativo à fluidez das palavras.
Anúncio



2
Escreva diariamente. Escreva sobre assuntos conhecidos e que lhe interessam, mas não tenha medo de experimentar. Escreva qualquer letra que surgir em sua cabeça durante o dia, mas também passe um tempo sentado e compondo canções inteiras com vários versos, ganchos e pontes.
Escreva o máximo de rimas e combinações de palavras interessantes que puder. Durante a carreira, Eminem colecionou dúzias de caixas de cadernos preenchidos com potenciais frases para raps. Você deve conseguir preencher, no mínimo, um.

3
Pratique, pratique e pratique sua atuação. Ter a melhor letra do mundo não o levará a lugar algum se você não puder cantá-la com dinamismo, confiança, fluidez e carisma. Pratique cantar suas letras em voz alta e com paixão sempre que possível. Tente diferentes velocidades, volumes, inflexões e lugares para parar e respirar.
Memorize as letras de outros rappers que possuem grande fluidez, e tente cantar junto a eles. Quando achar que dominou o estilo deles, pegue a versão instrumental de sua composição favorita e tente cantar a música sem a voz do artista original para guiá-lo. Quanto puder fazer isso, pratique a canção à cappella.
Descubra o que é interessante em sua voz e aproveite-se de tal aspecto. Não tente imitar outros rappers – aproveite-se de sua sonoridade única.

4
Estude os grandes. Escute os rappers famosos e influentes e examine as letras deles. Procure as diferentes técnicas que eles usam e como eles estruturam suas canções. Decida quais estilos lhe atraem e explore-os até compreender bem o gênero. Aprenda as diferenças e piadas internas por trás de muitas letras clássicas.
Você pode ser influenciado por outros rappers, mas não precisa ser um imitador. Até certo ponto, você terá de bloquear todas as influências e focar em sua própria música.

5
Consiga algumas batidas de nível superior. Toda grande canção de rap deve ter uma batida única e contagiante para separá-la de todas as canções normais que aparecem na rádio.
Comprar programas criadores de batidas e equipamentos pode ser custoso, e aprender como fazer as próprias batidas é algo tão complicado quanto saber como fazer rap. Porém, vale a pena criar suas próprias batidas para ter um controle criativo maior sobre as canções e uma compreensão aprofundada quanto à música.
Se você não quiser criar suas próprias batidas, será possível contratar ou tornar-se parceiro de um produtor. Certifique-se de que essa pessoa seja talentosa; escute alguns dos trabalhos dela antes de comprar qualquer coisa.
Se você estiver começando e não puder pagar suas próprias batidas, considere conseguir versões instrumentais de raps populares e crie com base nelas. Certifique-se apenas de seguir as regras relativas a direitos do material. E, é claro, você não pode cantar com base nas músicas de outros artistas para sempre.

6
Grave seus raps. Você pode fazer isso com um estúdio de gravações profissionais; porém, com um pouco de trabalho, é possível montar um estúdio de gravação em sua própria casa.
Faça várias gravações para cada parte de sua canção – você ainda não é o Jay-Z! Não se preocupe se errar; você sempre pode usar outra gravação para essa parte.

7
Mixe algumas músicas. Edite suas gravações e encaixe as letras em suas melhores batidas. Trabalhe em suas canções até elas soarem bem, ajustando a batida e os vocais até eles se combinarem completamente.
Dê um nome à sua canção. Considere usar uma palavra reconhecível ou frase de um gancho.

8
Faça seu primeiro mixtape. Muitas pessoas enxergam mixtapes como coleções de canções por vários artistas, gravadas para namorados ou namoradas. Mas, para rappers aspirantes, um mixtape é como um álbum, só que menos refinado e distribuído informalmente ou de graça. Assim que você possuir algumas canções, combine as melhores 7-15 e coloque-as no mixtape.
Pense sobre a ordem das canções de seu mixtape. Mesmo que as canções não estejam necessariamente relacionadas, tente criar uma espécie de arco narrativo ou emotivo com as músicas.
Crie uma arte para o álbum. Poderia ser qualquer coisa – uma foto de si mesmo ou apenas um texto com fundo neutro ou de arte abstrata. Consiga a ajuda de um artista caso você não seja um artista visual.
Crie suas próprias cópias de CD e distribua-as ou lance o mixtape online.
Se você não possuir músicas o bastante para o mixtape, mas ainda quiser começar a espalhar suas canções, considere lançar um single. Certifique-se de que ele seja ótimo, e dê a seu single uma capa a nível de álbum.
Método 2 de 2: Lançando sua Carreira

1
Frequente eventos de microfone aberto e participe de batalhas de rap. Espalhe seu nome ao arrasar em eventos locais de microfone aberto. Tudo o que você precisa fazer é se candidatar e cantar. Certifique-se de escolher eventos que contenham um público ligado ao hip-hop.
A batalha de Freestyle é um mundo todo próprio. Você não precisa ser um ótimo rapper freestyle para ser um bom rapper; porém, a experiência no freestyle certamente ajuda. Batalhar é um dos jeitos de melhorar suas habilidades e se tornar conhecido.

2
Promova sua música online. Existe um mundo vibrante de rappers underground e aspirantes que compartilham e discutem música na Internet. Simplesmente colocar sua música na internet não significa que alguém a notará ou a escutará – você precisa trabalhar para promovê-la.
Envie suas músicas para sites como DJBooth e envie-a para blogs populares de hip-hop. No Brasil, o site palcomp3.com pode ajudá-lo com isso.
Crie uma conta no Myspace, no Facebook e no Twitter. Use esses sites para compartilhar sua música e divulgar seus shows e futuros lançamentos. Construa uma base de fãs e mantenha-os interessados.

3
Agende performances ao vivo. Frequente o cenário musical e tente marcar apresentações com públicos do hip-hop, talvez abrindo o show de grupos maiores. Tente conseguir dinheiro a partir dessas experiências, mas não tenha medo de fazer alguns shows gratuitamente para divulgar seu nome.

4
Consiga um empresário. Assim que você atrair algum público, será preciso obter ajuda para levar sua carreira ao próximo nível. Um empresário pode tomar um pouco de seu trabalho promovendo a sua música, agendando apresentações e conversando com gravadoras. Apenas tenha o cuidado de analisar se seu empresário está interessado nos seus interesses, e não apenas nos dele.

5
Colabore com outros artistas. O rap não é uma arte solitária – na maior parte do tempo, você elaborará esse trabalho com outras pessoas, produtores, cantores ou outros rappers. Crie uma rede de contatos e construa relações fortes com outras pessoas da indústria. Faça colaborações com eles sempre que puder.
Fazer uma participação na canção de outro rapper expõe você e suas habilidades a um público completamente novo.
Ter um rapper fazendo uma participação em seu trabalho é quase como conseguir a aprovação dele. As pessoas notarão mais sua música se você possuir colaboradores notáveis.

6
Faça um acordo com uma gravadora – ou seja independente! Conseguir um acordo com uma gravadora grande é o sonho da maioria dos artistas de rap. Um acordo lhe dispõe muitos recursos e lhe coloca na trilha da verdadeira fama. Porém, lembre-se que companhias de gravação desejam fazer dinheiro para si mesmas, sendo que algumas vezes é melhor começar sua própria marca ou ser parceiro de uma gravadora independente.

Sem comentários: